Videojogos: Half-Life 2 (PC)

Half-Life 2
2004 - Ação/FPS

Desenvolvedora:
Valve Software

Distribuidora:
Eletronic Arts

Site Oficial
Desvendar os segredos do universo não é nada fácil. Saber se podemos nos teleportar ou viajar no tempo parece ser um conhecimento muito distante ou até impossível. Porém, para abastecer nossa imaginação, os jogos eletrônicos e outras formas de entretenimento nos trazem ideias futuristas onde tudo é possível, e, no geral, são as formas mais divertidas de consumir.

Half-Life 2 é um dos jogos que entram nessa categoria. Com uma mecânica simples e uma história extremamente envolvente, o jogo traz  horas de diversão e entretenimento, além de um pouco de confusão por parte de quem joga. Quer saber mais? Se liga em mais uma crítica do SiDiscute.

Estamos presos no Espaço-Tempo

A história de Half-Life 2 remete ao final de Half-Life. Após 20 anos do acidente em Black Mesa, Gordon Freeman retorna ao mundo depois de ficar todo esse tempo preso no espaço-tempo por G-Man (que ninguém sabe realmente quem é, nem se o nome dele é esse mesmo). Mesmo com todos esses anos passados, Gordon ainda parece novo, e logo encotra Alyx Vance, filha de Eli Vance, um cientista que luta para a libertação da humanidade das mãos de Dr. Breen, um dos cientistas de Black Mesa. O problema é que os monstros trazidos pelos portais de Half-Life continuam na terra, e Dr. Breen, sabendo que Gordon está de volta, começa a perseguí-lo para impedir uma possível revolução.

A forma como a história se desenvolve é fascinante. O fato de Gordon Freeman não falar sequer uma palavra dá um ar de que você é Gordon Freeman. Dessa forma, você se sente imerso na história, já que não existe cutscenes, e sim situações que acontecem na tela enquanto você joga. Quando Alyx conversa com você. por exemplo, você não fica isento de jogar, joga normalmente, apenas ouvindo-a (lógico que com Alyx na sua frente você não vai só ouví-la, danadinho!). Além disso, a história, toda baseada em filmes de ficção científica, casa muito bem com o estilo do jogo.

A tecnologia deles evoluiu, a nossa não

O visual de Half-Life 2 é um brilho para os olhos. Vejamos que o jogo fora lançado em 2004: os gráficos eram vanguardistas, junto com uma física espetacular que casa com o jogo, ou seja, você necessita de usar a física para continuar na campanha. Com uma qualidade visual tão surpreendente, as consequências são inevitáveis: o tempo de carregamento do jogo é grande. Tudo bem, todos entendem que é necessário, mas é muito comum você estar no calor da jogada e o game parar pra carregar. É muito chato, mas o brilho do jogo continua o mesmo.

Se você já jogou Counter-Strike, já sabe que a Valve não brinca em serviço quando o assunto é qualidade sonora. Não saindo do propósito, Half-Life 2 faz muito bonito, ainda mais com a sensação de imersão que o jogo oferece. Além do áudio completamente em 3D, os sons produzidos no jogo são muito bem feitos, sobretudo em partes onde você pode se assustar ao jogar.

Não evoluimos, mas continuamos inteligentes

Você já deve ter percebido que esse artigo saiu um pouco dos modelos de artigos do SiDiscute. Isso está acontecendo porque esse jogo merece uma parte só para falar da inteligência artificial implantada. Claro que ruim não estaria, aliás, se arranjar algum defeito me avisa, porque eu não consegui encontrar.

A inteligência artificial de Half-Life 2 é extremamente surpreendente. Eu já disse algumas linhas acima que as cinemáticas acontecem como se fossem aos seus olhos, logo o jogo teve que investir em inteligência artificial para que os personagens interagissem com você, e isso foi a chave principal do jogo: Interação. A forma como você interage com as entidades dentro do jogo é surpreendente, chegando a nos levar a acreditar que são reais.

Considerações:

Resumindo, Half-Life 2 não é apenas um jogo, é uma forma de vida. Os gráficos surpreendentes, a jogabilidade espetacular, a física impecável e a inteligência artificial invejável mostram que o jogo não tem um adjetivo só para se descrever. Mais do que tudo isso, se sentir dentro da história e, claro, dentro do universo Half-Life, parece ser o ponto chave do jogo, conseguido com sucesso. Em poucas palavras: Um jogo pra ficar na História!

Nota: 
5 Mários!

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.