Assuntos: O que esperar dos consoles?

Wii U, primeiro videogame
da próxima geração
Já passou o tempo onde tínhamos que sair para a lojinha da esquina para jogar Pacman e Street Fighter (posso ser novo, mas passei por essa época...) e ter horas de diversão e perda de centavos em máquinas simples e destinadas a apenas gamers. Os tempos mudaram, e hoje é muito difícil não haver uma casa que não tenha um videogame, porém o que mais mudou foram os focos da indústria do entretenimento mais lucrativa da história.

Se você não mora em Marte ou em Vulcano, já está sabendo que a Nintendo anunciou o Nintendo Wii U, um novo console que vai determinar o começo de uma nova geração de videogames. O console, que tem completa ligação com seu antecessor, vem dotado de uma controle com tela touchscreen, câmera, giroscópio e vários outros sensores, além de ser a aposta da dona do Mario para o sucesso (novamente) no mundo dos consoles. O inovador aparelho mostra, ainda, que os focos da indústria interativa dos jogos está cada vez mais forte, nos mostrando que o futuro do videogame vai ser bem diferente...

Kinect, sensor de Movimento do
Xbox 360
Quem não lembra quando o Nintendo Wii foi anunciado onde todo mundo ficava falando: "Esse videogame nunca vai dar certo, videogame não foi feito pra ser praticado como exercício". Tinham os otimistas, que diziam: "Não é um videogame feito para gamers, e sim um videogame para todos". Mal sabiam que essa inovação iria ser base de inspiração para videogames casuais e até para os concorrentes, que criaram o Kinect e o Playstation Move. Essa concepção do videogame feito para todos parece ser o caminho a percorrer dos jogos eletrônicos, uma vez pessoas, muitas vezes, só comprar um console por causa de sua inovação na jogatina.

O que a gente pode esperar dos consoles? Certamente haverá, assim como aconteceu com o rock, a divisão entre conservadores e otimistas, onde ambos lutarão por sua ideologia quanto aos passos que são dados pela indústria. Os conservadores, que já existem, não aceitarão as inovações como sensores de movimento e telas sensíveis ao toque,  enquanto os otimistas farão de tudo para abolir os controles e os games hardcore.

PS Move, controle de movimento
do Playstation 3
Mas, e se juntarmos todas essas ideologias? De certa forma, isso já acontece com o Xbox 360 e o Playstation 3, onde cada pessoa tem seu espaço em cada videogame. Não parece que a indústria quer ir muito longe em um lado ou em outro, parece que ela quer é aproximar ainda mais essas duas ideologias. O fato é que, como muitos analistas do Twitter pensam, as novas formas de jogar vão complementar as antigas formas. Todo mundo sabe que é bem mais divertido jogar com seus amigos em sensores de movimento, mas é muito divertido, também jogar com o tradicional controle. Cada pessoa tem a liberdade de escolha.

De qualquer forma, nós ainda vamos esperar que algo aconteça. Novas tecnologias vão surgir, novas franquias vão aparecer, novos haters vão sucumbir. O importante é termos a liberdade para gerar opinião e escolher qual console, jogo e forma de jogar nós podemos ter, isso é o que todos esperam dos consoles.

Mas que jogar Kinect é prático e divertido, não posso negar...

O que você espera dos consoles? Escreva um comentário expondo sua opinião!

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.