Assuntos: Promessas de um novo ano

Os dias passam, os meses passam e, após 365 dias ou 12 meses, todos presenciam a virada de ano: o mundo inteiro para pra ver fogos de artifício invadindo o céu e votos de ano novo rondando a cabeça de todos, repetindo-se incessantemente todos os anos. Isso é o Reveillon, isso é uma das comemorações mais lucrativas e hipócritas do mundo moderno.

Antes de mais nada, temos que saber o que é dia, mês e ano. Dia é um período de 24 horas que compreende também 1440 minutos e 86400 segundos. Mês é um período de geral 30 dias, mas pode variar entre 28 e 31 dias, dependendo do mês em questão. Ano, um período de 365 ou 366 dias ou 12 meses. Porque conceituar tudo isso? Praticamente todo ano é planejado por ano, não por dia, não por mês. As pessoas fazem votos de ano novo, do tipo: "Ano que vem vou trabalhar mais", ou até mesmo "Ano que vem vou ganhar mais dinheiro". Ninguém (em termos gerais) diz "Amanhã vou começar a trabalhar mais para ganhar mais dinheiro". Esse é um dos motivos que me faz não comemorar o final de ano como todos gostam de comemorar.

Ano que vem isso, ano que vem aquilo. As palavras iniciais dessas frases despertam duas razões de minha angústia: você não vai fazer o que prometeu e você pode fazer o que prometeu à hora que quiser, independente do tempo. Já vi muitas promessas de fim de ano passarem o próximo ano inteiro a espera de sair da cabeça do "prometedor". Não digo, longe disso, que todos fazem isso. Algumas pessoas até comemoram o ano novo, mas tendo a comemoração como um festa que reúne os amigos e torna a diversão garantida. O ano novo não é a resposta para seus problemas, acredite.

É hipocrisia falar que está errado prometer algo para o ano novo, diferente do que pode ser interpretado pelo primeiro parágrafo. Está errado prometer e não cumprir, visto que quem espera que o próximo ano seja a luz que iluminará às escolhas que queria fazer no ano anterior não está muito disposto a, por si próprio, mudar no próximo ano. É muito melhor não prometer do que prometer e não cumprir, uma vez que promessa é dívida, mesmo que seja com você mesmo...

O ano que agora começa ainda pode nos reservar muitas surpresas e muitas discussões, mas uma coisa é certa: faça o que você quer fazer sempre o quanto antes, independente do tempo marcado. Vamos começar o ano com o pé direito e jogar para fora o passado ano e iniciar novas metas nesse ano que está recém-nascido. Pode ser tarde, mas um Feliz Ano Novo pra vocês!

Desculpa começar dessa forma, mas um sermão de vez em quando não machuca ninguém...

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.