Assuntos: Imposto abusivo ou imposto abusado?

Não é uma novidade saber que o homem é um ser social. Por mais que caiam em cima dos nerds dizendo que eles são antissociais (galera, eu entendo vocês, sério...), todos os seres humanos estão incluídos numa sociedade, e a evolução dessa sociedade sempre esteve presente na história humana. Quem diria que sairíamos de seres que exerciam soberania sobre um grupo de caça para seres que exercem soberania sobre um estado e uma nação?

Durante a evolução social, o homem foi se deparando com desafios que teriam que ser resolvidos pelo Estado, criado pelo próprio homem. Para atender às necessidades sociais, o Estado teve que criar uma forma de usar o poder e a produção do povo governado para que às necessidades desse povo fossem supridas: o imposto teve sua vida iniciada. Agora, em meio ao século XXI, nada se fala mais no Brasil do que de impostos, uma vez que estes deveriam suprir às necessidades do povo brasileiro. Parece até piada falar dessa forma, não é mesmo?

Nos últimos dias, andei consultando em diversos sites e lojas o preço de um bom Xbox 360, já que minha família quer comprar um. Olhei, comparei e vi preços de 1200 à 1600 reais na versão de 250 GB. Se percebermos que depois de 6 anos de existência meu Playstation 2 foi 810 reais, o Xbox 360 não estaria num preço justo já que está há quase 8 anos no mercado. Em meio a isso decidi pesquisar o preço da Caixa X em lojas americanas e constatei que o console é vendido entre 299 e 400 dólares. Se convertermos para o real, o preço fica mais ou menos entre 600 e 800 reais. Peraí: R$1200 - R$600 = 600 reais. Eu estou pagando um console inteiro só de imposto?

Sim, e ainda há quem diga que o Brasil, aliás, os brasileiros são os que mais pagam impostos no mundo. De certa forma não é bem a verdade, pois enquanto o Brasil recolhe, em impostos, 37% do nosso PIB (Produto Interno Bruto), países como Alemanha e Itália recolhem 43%. Mesmo se o Brasil tivesse a maior carga tributária do mundo, pouco importava se, assim como os países que cobram mais taxas, o governo brasileiro retornasse esse dinheiro em benefícios como saúde, educação, segurança e outros fatores de qualidade de vida. A Alemanha, por exemplo, é o 9º país do mundo em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e é constantemente relacionada à "salvadora" da atual crise na Europa.

Muitos podem pensar que a solução é óbvia, mas abaixar os impostos não é tão simples assim. Existem vários fatores que rondam a nossa economia e que devem ser relevados nessa situação. Se o salário mínimo fosse maior, se tivéssemos educação, saúde e segurança de qualidade ou se a renda média dos brasileiros não fosse tão discrepante em relação ao preço dos produtos, ninguém reclamaria dos altos impostos. O Brasil não precisa de impostos mais baixos, o Brasil precisa que os impostos sejam utilizados. Eu não quero dinheiro meu indo pra cueca de um trouxa, quero meu dinheiro pagando um professor, um médico e um policial...

Não parece piada quando a verdade aparece, não é mesmo?

O que você pensa sobre os altos impostos no Brasil? Escreva um comentário expondo sua opinião!

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.