Old School Punk Rock | Música

"ONE, TWO, THREE, FOUR! ♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪"

Faça você mesmo. Nos anos 70 uma tendência musical fez dessa frase seu lema. Insatisfeitos com o que o Rock estava se tornando, com músicas experimentais longas e solos de guitarra de 20 minutos, jovens concentrados em Nova Iorque e Londres começaram a se mover e fazer sua própria música, mesmo que não tivessem conhecimento para tal. Assim nascia o Punk Rock, movimento que foi rápido assim como suas músicas, mas muito importante para a história do Rock N' Roll.

Era tudo muito simples. As músicas não precisavam ter um assunto certo, os acordes não precisavam ter harmonia, suas roupas não precisavam ser convencionais. Parece preguiçoso, mas é porque é preguiçoso mesmo. E dessa forma conseguiam ser autênticos e conseguiam passar a mensagem de sua geração, mesmo que a mensagem seja querer cheirar um pouco de cola. Não faziam nada direito, mas pelo menos escolheram fazer...


Tínhamos os Ramones em Nova Iorque. Combinavam ritmo acelerado, riffs de 3 acordes e letras repetitivas, a fórmula do fracasso que era inacreditavelmente bom de se ouvir. Tínhamos os Sex Pistols em Londres. Combinavam estilos de se vestir, letras reacionárias e antipatia, outra fórmula do fracasso que inacreditavelmente influenciou uma geração. Porque então não fracassaram?

Porque eram retratos do que éramos, eram retratos do que queríamos ser e, principalmente, eram acessíveis. Qualquer um pode ser Punk, só precisa seguir o lema. E isso abre portas para que o mundo nos ouça, para que gerações possam se expressar. Daí surge bandas de todos os tipos, para todos os gostos, para quase todas as épocas. Tivemos punk nos anos 70 (Punk Rock), nos anos 80 (Hardcore Punk) e nos anos 90 (Pop Punk). Pode ser que você não goste de um ou dois estilos, mas o lema está aí.

Mas acabou. É, acabou. Não venha me dizer "Ah, Cazen, tem cena underground não sei aonde", porque não é novo, não é acessível, é, simplesmente, diferente. Acredite, eu conheço a cena underground e pouquíssimas bandas dão continuidade à "Faça você mesmo", estão mais para "Faça como eles fizeram". Não tem coisa nova no Punk. Não tem coisa nova nem no Rock N' Roll.

E não que o cenário musical mundial atual esteja ruim, mas está faltando alguém fazer por si mesmo, está faltando alguém reagir. Outra característica que era importantíssima no Punk era querer ser diferente do que a música está se tornando agora. Mais importante até do que a música é a atitude. Está faltando alguém que faça diferente, acima de tudo. E pode ser qualquer um de nós, afinal isso é Punk Rock...

Enquanto isso, vamos entrar na Rock N' Roll High School, passar um Holiday in Cambodia, contestar que The Kids Aren't Allright e pedir pra que God save the Queen. Afinal, o Punk pode não ser novo, mas não quer dizer que ele morreu...

"HEY HO, LET'S GO! ♫♪♫♪♫♪♫♪"

Qual Punk que você estava ouvindo enquanto lia esse artigo? Manda uma jam aí nos comentários!

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.