Programadamente Obsoleto | Assuntos


Vamos vamos contar uma história: um jovem garoto, no alto de seus 18 anos, comprou um celular muito bom, novo e bem funcional. Esse mesmo jovem garoto passa 1 ano usufruindo de toda a capacidade que o hardware de seu aparelho, porém ele passa em frente a uma loja de eletrônicos e vê o Ultra Mega New Universe S14 que tem, sei lá, uma cor diferente e é mais novo. Claramente ele tem que comprá-lo. Ou não...

Se você acha realmente que ele tem que comprar o novo celular, parabéns. Você está inserido no mercado. Caso você não acha, parabéns também. Você está inserido nos valores do meio ambiente. Acontece que o Ultra Mega New Universe S14 poderia não ser lançado ou, ainda, ter seus recursos no celular já pertencente ao jovem garoto, mas ele vai querer comprar o novo celular.

A Obsolescência Programada já não é novidade, mas ainda me assusta um pouco. Ter, por exemplo, um Galaxy S4 já não é suficiente, é preciso atualizar, é preciso um S5. É estranho, porque os dois aparelhos não têm tanta diferença assim, provavelmente o S4 está funcionando bem e o S5 custa um olho da cara, mas a necessidade de tê-lo é muito alta. Na verdade não há essa necessidade, porém o mercado é muito tentador.

As empresas de produtos, principalmente de tecnologia, precisam garantir que o lucro delas dure. Ouço muitas histórias de que a Intel, por exemplo, já teria tecnologia e pesquisa suficientes pra lançar o processador "i15", mas segura pra poder vender mais os processadores menos potentes e utilizar, futuramente, esses processadores mais potentes como marketing.

Tornar um produto obsoleto pela comparação com produtos mais novos substituiu a obsolescência natural de trocarmos algum produto por ele estar muito velho. Hoje o muito está muito mais early adopter pelas práticas de mercado vigentes. É errado? Não, mas uma mãozinha na consciência, principalmente quando se trata de contas, nunca é demais. Pensar bem antes de se "atualizar" é essencial.

Avaliar se é necessário realmente mudar, se as novas especificações do novo produto são suficientes ou se a TV curva é melhor que a de tela plana não são coisas que me especializei, mas tenho que deixar essa mensagem pra humanidade: Consuma apenas o necessário. Não sabemos o quanto a Obsolescência Programada vai influenciar direta ou indiretamente na nossa sociedade daqui a alguns anos, então previna-se. A dengue pode matar...

[Modo Velho ON] É, não fazem mais coisas como antigamente... [Modo Velho OFF]

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.