Assuntos: Mas o que é segurança na net?

 

Mark Zuckerberg pode até está feliz, mas sua rede social Facebook não tá livre de falhas de segurança…

É inevitável que erros de programação e falhas de segurança aconteçam. Empresas como Microsoft, Facebook e Google sabem muito bem o que é isso, e tem até divisões próprias para corrigir problemas, até porque, ultimamente, anda acontecendo muitos ataques e muitas falhas foram descobertas. Mas seria isso culpa deles?

Quem sempre está antenado na net sabe que falhas de segurança e erros acontecem o tempo todo, e que nem sempre é possível consertar caso o estrago já tenha um grande efeito. O que acontece é que há falhas de segurança bobas, como a que atingiu o orkut no ano passado, e que pode atingir outras redes sociais caso não tenham cuidado com o que fazem.

Respondendo a pergunta feita no primeiro parágrafo, temos duas opções: Sim e talvez. Se você acha que as empresas deviam prestar mais atenção na codificação de seus sites, a resposta é sim. Mas se você acha que as empresas estão sendo vítimas de hackers ou outros tipos de pessoas maldosas, então a resposta é talvez. Apesar de, realmente, os hackers estarem se aproveitando das falhas, mas as empresas tem sua parcela de culpa, por isso o talvez. É como se um carro atropelasse um pedestre, ou seja, apesar do carro ter atropelado, o pedestre tem sua culpa em atravessar sem olhar.

O que acontece é que, assim como disse Altieres Rohr do G1, empresas desse tipo, como redes sociais e afins, estão mostrando um total despreparo em relação a esse assunto, tendo recursos implantados sem revisão e estudo e erros de programação bizarros (digo bizarros por serem tão bestas, mas tão bestas…), mostrando, também, que estão sendo sobrecarregadas de informação, sendo muito novas para tanto.

Tudo bem, você pode estar pensado que não são tão novas assim. Tens razão, o Facebook teve sua criação em meados de 2005, o Twitter, em 2006, enquanto o orkut esteve na net desde 2004. O que acontecem é que nunca estiveram tão carregadas e visitadas (Acha-se até que nunca pensavam em tamanha grandeza) como atualmente. As com isso, vem mais exigências, mais recursos devem ser implantados, mais afobação das empresas…

Mas agora não basta apenas responder perguntas, o que deve ser feito é simples: Calma e estudo. Não é porque é novo que devem usar isso como desculpa. As melhoras só virão se quiserem e terem calma pra lidar com a superlotação de pessoas, afinal, não é porque é nova que não deve ser responsável.

A nós, usuários, só nos resta esperar e também ter cautela, afinal, o mundo pode evoluir mais…

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.