Assuntos: Isso é o que chamamos de Democracia?

Por muitos considerado
o simbolo da democracia brasileira,
o Congresso Nacional é o local de
trabalho dos representantes
 do nosso país.
Desde os tempos antigos o homem se formalizou em viver numa sociedade. Durante tempos e tempos, essa forma de organização da vida humana foi evoluindo e se alterando, até que, na Grécia Antiga, foi criada a Democracia: uma forma de governo onde a sociedade escolhia seu representante e participava das decisões e das leis que se aplicavam à própria sociedade. Muitos países, hoje, dizem ter uma sociedade democrática, inclusive o Brasil, mas será que o que vivemos é democracia?

Ainda na Grécia Antiga, um pensador que se tornou um dos alicerces da Filosofia, Platão, ainda compararia a política ao sofismo, onde os políticos tornaria as pessoas alienadas a votar nele, já que ele fazia o que Roma recebia por "Pão e Circo", ato de agradar para conseguir apoio. Platão também falava que a democracia era uma forma de governo suja, em que pessoas sem instrução para governar estavam no governo. Não sei dizer se Platão estava falando de Atenas ou prevendo o futuro.

Cairo, capital de uma país que
a pouco tempo alcançou a "glória"
da democracia. 
Algumas semanas atrás, o mundo parou para assistir ao término das eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, colocando frases na mídia como "Estamos presenciando a maior festa da democracia americana". Democracia significa, em uma termos literais, poder do povo. Tudo bem que nós votamos para eleger nossos representantes, o que faz com que exerçamos nosso poder, mas não votamos para eleger os melhores. Muito pelo contrário, o candidato que tem mais dinheiro e influência, por quaisquer razões, é que tem sua cadeira reservada no comando.

Hoje nós estamos nos tornando até melhores. Nas cadeiras parlamentares temos pessoas de todas as partes do Brasil defendendo ideologias de diversos grupos desse país, o que faz da democracia uma forma de governo até limpa. Porém, a falta de instrução daqueles que votam faz com que sempre os mesmos candidatos subam nos palanques representativos, e isso torna a democracia suja. Platão defendia a Sofocracia (governo exercido pelo rei filósofo, sábio) não porque ele era um grande filósofo, e sim porque as pessoas que votam tanto dentro das câmaras legislativas quanto para eleger um representante não estão interessadas no bem estar social, e sim no bem estar individual.

Figura de Platão.
Se estamos envolvidos numa democracia? Sim, estamos, mas outra pergunta também deve ser feita: Estamos exercendo a democracia para melhorar nossa sociedade? Acho que a resposta para essa segunda pergunta só será encontrada quanto as sociedades que se consideram democráticas começarem a voltar seu pensamento para a sociedade como um todo e pararem de se alienar a um candidato ou a um partido. Para fins individuais temos as câmaras legislativas, e para fins coletivos temos os representantes governamentais. Mesmo assim, o bem estar social estando em primeiro lugar formará uma sociedade mais justa, confortável e, principalmente, democrática.

Platão previu o futuro, mas o que ele mais queria era quebrar sua própria cara...

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.