Assuntos: E então, já decidiu o que vai ser quando crescer?

Desde pequenos somos condicionados a escolher o que queremos ser quando formos mais velhos. Muitos garotos pensam em ser jogadores de futebol, garotas pensam em ser modelos, e, ao chegarem no final do Ensino Médio, esquecem tudo o que passou para direcionar sua vida aos estudos do Ensino Superior, escolhendo o que fazer para sustentar sua vida. De fato, muitos estudantes nessa época têm muitas dúvidas sobre o que fazer após sair do colégio.

É chato, todos sabem. Sair do conforto que sempre esteve presente na escola para receber as surras do mundo é um processo de adaptação bastante tortuoso, uma vez que será repentino. Mesmo assim, o mundo precisa ser destrinchado e a escolha para a sua vida profissional e, principalmente, o que fazer para constituir essa vida é extremamente importante, independente da dificuldade da escolha.

Muitos alunos se deparam com um obstáculo muito grande ao escolher o que fazer da vida: Qual é a minha vocação? Para muitas pessoas escolher seu curso de graduação pelo seus dotes em certas matérias é o caminho certo. Se pegarmos, por exemplo, uma pessoa que gosta de escrever, essa pessoa pode ser Jornalista, Escritora, Redatora ou Compositora. Nesse âmbito ela pode escolher Letras, Jornalismo, Música, Cinema e vários outros cursos de graduação. Apesar de ser às vezes fácil a escolha por esse critério, nem sempre ele é o único a ser cotado.

Outro caminho importante que pode ajudar os caçadores de processos seletivos é o do mercado de trabalho. Em Brasília, por exemplo, ouve-se muito que existem poucos profissionais nas áreas da Engenharia Civil e da Medicina, o que faz muitos estudantes se empenharem em conseguir algo nessas áreas como graduação. A receptividade universitária também é bastante alta, uma vez que esses cursos tem altos índices de nota e de vagas, favorecendo ainda mais o estudante que quer ter uma boa estabilidade financeira.

Mesmo tendo esses dois critérios, ainda existe um outro critério, o pior e o menos recomendado: A receptividade social. A sociedade coloca na cabeça dos estudantes que cursos como Direito, Medicina e Engenharia Civil são os únicos que vão fazê-los ricos ou "felizes". De fato, ser médico, juiz ou engenheiro é o sonho de consumo para quem quer muito dinheiro, já que são profissões superfaturadas e de extrema importância social, porém quando esse estudante gosta muito de tocar algum instrumento musical, por exemplo, a sociedade não o tratará de uma boa forma se ele quiser se graduar em Música. Com isso, o estudante pode trocar a felicidade dele por moedas.

Independente do seu critério ou da sua escolha, a Universidade não é brincadeira. Se for escolher um caminho para a sua vida, torne-se ciente de que esse deve ser o caminho mais bonito já trilhado. Não trate sua vida como uma máquina programada para entrar no mercado de trabalho e ganhar dinheiro. Se é para fazer algo na vida, esse alguém que faz tem que ser o melhor alguém de todos. Fazer o que gosta e fazer bem é o único critério para a felicidade profissional.

Muitos dizem que fazem faculdade para ser alguém na vida, mas pra ser alguém na vida não precisa de graduação, precisa, apenas, de alguém....

1 comentário(s):

é isso ai, mais e vc o quer fazer música? ou computação gráfica(Desenvolver jogos)??? Eis a questão

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.