Assuntos: Você quer escrever ou querem que você escreva?

Sempre quando vemos um artigo de opinião, olhamos argumentos e propostas de intervenção específicas feitas por um autor sobre aquele problema apresentado. Em muitos casos, o autor expressa sua opinião sem alguma restrição específica, apenas demonstrando seu ponto de vista sobre aquele assunto e mostrando meios para que alguma mudança aconteça. E quando somos restringidos na nossa forma de pensar?

Para quem não sabe, vive no mundo da lua ou debaixo de uma pedra nos anéis de Saturno, esse fim de semana teve o famoso ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, uma sequência de duas provas distribuídas entre o sábado e o domingo. No segundo dia houve a redação, o maior medo de um semi-universitário nesses dois dias. Durante quase um mês inteiro eu andei, na escola, estudando como fazer uma boa redação pro ENEM, mas penso que ela não tenha ficado tão boa pr'eu conseguir um nota alta.

Uma coisa é certa: eu adorei ter escrito aquela redação. No meio de tantas informações, eu consegui canalizar tudo o que eu sabia sobre o assunto e escrever o que eu pensava. Digo que não entraria com uma nota boa porque o ENEM tem diretrizes diferentes do que eu escrevo no blog, por exemplo. Isso me chateia bastante, já que eu adoro escrever para o blog da forma como ele tem sido escrito.

Será que o ENEM pode fazer algumas pessoas desistirem de escrever? Talvez, sei que muitas pessoas que tem o sonho de serem jornalistas ficam extremamente chateadas quando um professor de português fala mal de seu texto dissertativo ou de qualquer outro gênero. Mesmo o ENEM querendo que você escreva de uma certa forma, isso não quer dizer que você deve escrever seus textos comumente da forma como o ENEM quer. Tudo bem que pode-se aceitar uma dica aqui e outra ali como forma de melhorar a leitura do seu texto, mas às vezes ficamos tão restritos a uma forma de escrever que nossas ideias podem se restringir também.

Outra coisa importante seria um foco maior do ENEM no conteúdo que na forma de transmití-lo. Tem vezes que penso que apenas soldadinhos alienados e que escrevem sempre o mesmo texto é que passam em redação no ENEM, e infelizmente tudo o que li sobre o assunto torna isso mais visível e próximo à realidade. Talvez essa dica para o ENEM não seja válida, visto que são milhões de redações corrigidas por dia, o que dificulta saber se um dia o Exame Nacional do Ensino Médio vai se importar mais com a crítica que o aluno está fazendo do que com a estética de um alunienado.

Existe uma diferença em fazer tudo o que quiser e fazer tudo o que quiser com consciência. Podemos escrever o que quisermos, mas não como qualquer coisa. Junte dicas para seu texto mas não se prenda numa estética perfeita: isso vai acabar tomando o lugar da sua ideia.

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.