Filmes: O Bem Amado

O Bem Amado (2010)
Brasil – 100 minutos – Comédia

Direção:
Guel Arraes

Roteiro:
Baseado na obra de Dias Gomes, Guel Arraes e Cláudio Paiva.

Elenco:
Marco Nanini, José Wilker, Matheus Nachtergaele, Maria Flor, Caio Blat, Andréa Beltrão, Zezé Polessa, Drica Moraes, Tonico Pereira e Bruno Garcia.

Diante de tantas histórias, há sempre aquela que meche com você de modo a te fazer comparar a vida real e a vida fictícia mostrada por um filme, livro ou até mesmo videojogo. Muitas dessas histórias se tornam fracas quando coisas desnecessárias são introduzidas de modo apenas de fazer propaganda ou se tornar mais cômica.

O filme O Bem Amado é um dos filmes que mostra esse tipo de história, com seus altos e baixos e sua dependência financeira. Sendo um filme que se passa em cenário político, mostra a todos uma visão diferente da política, mesmo que não seja a pretensão do mesmo. Hoje, esse é o alvo do SiDiscute.

Respeitando os mortos para que se respeite os vivos

O Bem Amado é um filme que conta a história de Odorico Paraguaçu (Marco Nanini), um prefeito da cidade de Sucupira que, vendo o antigo prefeito sendo morto, percebeu a falta de um cemitério na cidade e essa foi a sua promessa de campanha: Fazer um cemitério para abrigar os mortos. Mas, tudo o que acontece é a construção, pois, durante o mandato do prefeito falastrão, o cemitério nunca é inaugurado, o que torna a construção com dinheiro negativo.

A cidade se revolta, assim como as pessoas que estão assistindo o filme. As falas de Odorico são formadas por uma ótima dicção e palavras inexistentes, que fazem com que o povo acredite nele. A história, apesar de interessante, se torna algo meramente publicitário, sem valor nenhum para quem realmente queria assistir o filme, além de histórias paralelas totalmente desnecessárias, que tentam (eu disse tentam) segurar mais um pouco sua atenção na tela.

Qualidade? Existe?

Agora vendo a qualidade, a história muda de gênero, mas não de ideologia. Som e tudo o que compõe a imagem são, no máximo, medianas. Apesar do clima histórico mostrado, a sensação visual é muito mais contemporânea do que histórica. Pode até ser que você se identifique, mas não foi feito pra isso, o filme.

Vendo o filme, há a percepção altíssima do que o filme veio fazer no cinema: Promover. Promover política, promover marca, promover coisas que, ainda mais, são desnecessária. Você pode até pensar que é isso que deveria ter feito, mas todos sabemos que propaganda demais faz com que você vá embora, ou quase…

Resumindo, O Bem Amado é um filme que não se resolve do jeito que devia se resolver. História bem feita mas com paralelismos desnecessários fazem com que o cinema se torne quase uma televisão, com muita propaganda pra pouco conteúdo. A qualidade é muito, mas muito mediana, mas pode dar uma salvada na trama. Lamentavelmente ruim, que pena…

Nota:

2 Câmeras

OBS: É duro saber que quando inauguramos uma nova nota para uma crítica que não é tão boa quanto o estilo da nota. Para melhorar, fica com a fonte:

Câmeras Emoticons por Webix

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.