Muita gente diz que a vida nos jogos de carros começa nos simuladores. Diz também que você só vai ser um bom jogador de jogos de corrida se você jogar simuladores, aí todos os outros são mamão com açúcar. Eu descordo, mas que você vai aprender muito mais jogando simuladores, isso ninguém pode negar. Um dos simuladores mais conhecidos dos jogadores é o “Gran Turismo 4”, o qual estou disposto a fazer mais um crítica aqui no Kottidyannu…
“Gran Turismo 4” foi um jogo lançado em 2005 exclusivamente (até porque é distribuído pela Sony) para o Playstation 2, e traz consigo uma gama de fãs, que o consideram o maior simulador de todos os tempos. Eu concordo um pouco com eles, esse foi realmente o melhor simulador que eu já joguei, e o porquê eu vou falar agora.
Carros, pistas, e tudo que você pode imaginar
Em “Gran Turismo 4” você não encarna nenhum personagem. Isso mesmo, agora você é você! Mas não fique triste, você vai poder pilotar mais de 650 carros, além de várias pistas e peças para consertar o seu carro. Como todo bom simulador, você terá que chegar a regulagem do seu carro, ver o desgaste de pneu, ir ao box, enfim, acho que a única coisa que você não vai se preocupar vai ser o tanque de combustível (ou até vai né…).
A campanha de “Gran Turismo 4” é como a de um corredor profissional: você terá que tirar licenças, correr com carros simples e ir rumo ao seu estrelato, tendo direito de compra carros cada vez mais potentes e regulá-los de acordo com o terreno da corrida (se vai ser na terra, ou no asfalto, ou no gelo ou na areia). Por mais que os amantes de jogos arcade como “Need For Speed” e “Burnout” não gostem disso, isso é para melhor adaptação a pista, aderência e diminuição de riscos de quebra de alguma suspenção ou mola.
Visual de simulador
O visual de “Gran Turis mo 4” é de encher os olhos. Quem ficou impressionado com gráficos de “Need For Speed Most Wanted” e “Burnout Revenge” (assim como eu) vai ter que achar algum nível acima de impressionante, porque os gráfico de “Gran Turismo 4” é estupendo (essa foi a palavra que eu achei até agora…), com direito a comparação com gráficos de consoles de última geração. O problema aqui está não no gráfico, e sim na sensação de velocidade, que é muito baixa (pra você ter idéia, eu estava a 200 km/h em uma pista e pensei que estava a 60 km/h), mas não muda muito a jogabilidade de simulador.
A jogabilidade de “Gran Turismo 4” é simuladora mesmo, mas como eu disse anteriormente, a sensação de velocidade provoca, as vezes, uma frustação, porque você pensa que está freando na hora certa porque você está em baixa velocidade, mas aí você freou na hora errada, porque estava em alta velocidade. É só uma questão de costume, mas poderia sem melhor, não acha?
A inteligência artificial é super simples, até porque o foco desse jogo não é ganhar, e sim aprender, apesar de que pra aprender é preciso ganhar, mas é só saber conde frear que você consegue ganhar qualquer corrida, até as mais difíceis.
A parte sonora fica a cargo de roncos de motores e sinais de derrapagem, além de músicas legais e simpl es, com o esquema 2D de áudio.
Resumindo, “Gran Turismo 4” é o melhor simulador de corrida atualmente. Com gráficos dignos de última geração e jogabilidade feita para ser de simulador, esse pode ser considerado um dos melhores jogos do Playstation 2 e um dos marcos para a mais nova geração de consoles, apesar de ser lançado uma geração antes.
Nota:☺☺☺☺☺ – 5 Smiles!
0 comentário(s):
Postar um comentário
>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.
>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.