Assuntos: Os novos ritmos da atualidade digital

DJ's, os aclamados pela mídia digital.
Há uns 2 anos atrás pensávamos que ritmos que estavam na moda poderiam durar. Acabaram que, da mesma forma como aconteceu com o exército nazista na tomada de Moscou, alguns ritmos e estilos musicais tomaram algum território pra depois serem massacrados perderem espaço para estilos e ritmos diferentes (disse diferente, não melhores...). É por isso que esse artigo está sendo atualizado...

Com a era digital cada vez mais presente em nossas vidas, as formas de entretenimento também estão acompanhando o crescimento de novas tendências que rondam esse mercado tão lucrativo. A nova onda é o chamado Dubstep, um estilo de música eletrônica muito bizarro, mas muito legal para se dançar e curtir, principalmente em uma festa. É sobre esses novos estilos musicais que vou te convidar a pensar hoje.

Antes de mais nada, vale lembrar que a música eletrônica não é algo tão novo assim (a não ser que você compare-a com a música medieval), ela surgiu no final da década de 70, com influências do Rock e da música erudita (?), onde novos instrumentos como teclado e guitarras com captação cerâmica se tornavam populares. Em meio a todas essas inovações tecnológicas, esse ritmo começou a se tornar mais variado, já que, com a era digital, artistas e DJ's começaram a criar novos timbres e testar novas ideias, até então impossíveis. O reflexo disso é que não conseguimos mais fazer um paralelo entre o rock, por exemplo, e a música eletrônica, já que se tornaram tão diferentes entre si.

A chegada dessas novas tecnologias andam rendendo mais liberdade para músicos casuais e que não conseguem entrar numa gravadora. Dessa forma, a liberdade para, também, surgir novos ritmos ficou ainda maior, fazendo com que surjam novos artistas com seus próprios sons e próprios estilos. É assim que começa a surgir ritmos como o já citado Dubstep e o Technobrega, que, apesar de não agradar o público pop da internet, acaba divertindo aqueles que sempre gostaram de um forró, principalmente no nordeste.

Mais do que renovar os ritmos musicais, a era digital também trouxe mais tolerância a quem curte apenas um tipo de música. Se pegarmos o atual som do Pop/Rock, veremos que este adiciona vários elementos de outros estilos musicais, inclusive estilos bem diferentes do Pop ou do Rock tradicional. É dessa forma que o mundo musical digital pode abrir espaço para todos os ritmos e estilos viverem juntos na mídia.

Sobre aqueles que não aceitam essa diversidade, o mundo é cheio de coisas e de formas de entretenimento. As pessoas que não querem ouvir forró, por exemplo, podem trocar de canal ou ir para a internet. O problemas está naqueles que não têm toda essas possibilidades, mas isso é assunto para outro artigo.

Que o mundo digital reserve BOAS músicas, por favor...

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.