Batalha de Gigantes: Google vs Bing

O Mundo das Buscas movimenta a Internet. A busca por informações na internet é uma das coisas mais importantes que você faz nesse mundo onde a rede de computadores reina. Pesquisar informações relevantes, aqueles trabalho de escola e, principalmente, tirar curiosidades vem sendo uma arma fundamental para o funcionamento de um dos maiores meios de comunicação existente.

Durante muitos anos, a gigante de Mountain View, a famosa Google, virou o buscador que mandou no mundo. Hoje, sendo o site mais acessado do mundo, vem sendo cutucado por outros buscadores, e o que mais incomoda, com certeza, é o Bing, buscador da gigante Microsoft que vem conquistando muito espaço na rede. Veja seus melhores e piores pontos aqui, no SiDiscute.

Pontos Positivos

A gigante das buscas tem muita experiência no ramo. Com certeza, seus maiores investimentos estão na área das buscas, e os maiores sites do mundo contam com isso. O buscador do Google é completo, tem diversas ferramentas, e classifica os sites em relevância, ou seja, o site com melhor conteúdo aparece em primeiro, em seguida vem os com conteúdo menos relevante, assim sucessivamente.

Pesquisei no Google o meu blog, o SiDiscute, e logo, de cara, vi meus posts e vi, também, sugestões de outras buscas. Não só vi o blog, como também vi o Twitter e o Facebook do SiDiscute logo na primeira página. Além disso, opções como as imagens logo me mandaram para o meu blog, e muito conteúdo novo estava lá, também.

Pontos Negativos

É difícil usar um buscador por tantos anos e ter que arranjar algum defeito a ele. O buscador do Google, da forma como trás, com tantas opções e sugestões para outras buscas, pode acabar desviando sua atenção para outro assunto ou outra página que você não queira, sendo bom ou ruim dependendo da situação.

Na verdade, às vezes você tá pesquisando algo e outra coisa aparece ao invés daquilo que você pesquisou. Isso acontece com qualquer buscador, e tenho certeza que não tira o brilho da Gigante da Buscas, que não tem esse nome por acaso.

Pontos Positivos

Enquanto um faz pesquisa por relevância, o outro pesquisa por palavras. Pesquisar uma frase, embaralhar todas as palavras pouco vai fazer diferença no Bing. De certo modo, o Bing se caracteriza muito com antigos buscadores como o Yahoo! e o Altavista, mas tem seu toque contemporâneo. O Bing não embaralha as pesquisas e, facilmente, o que você pesquisar no Bing pode ter o mesmo resultado do Google.

O Bing foi criado com o intuito de colocar a Microsoft no mundo das buscas novamente. Depois do fracasso do MSN como buscador, a Gigante de Seattle resolveu inovar e colocar um buscador rápido e que “enrolasse” menos. Funcionou, e agora ele tem um buscador funcional, mas…

Pontos Negativos

Nesse ponto é que queremos chegar. O Bing é um ótimo buscador, e é nitidamente visível que ele tem sua inspiração no  buscador adversário, mas não tem inspiração o suficiente. A relevância foi trocada pelo número de visitas, e nem sempre esse é o ponto certo a seguir. Talvez aquilo que você procura pode não ser aquilo que é mais lido ou acessado.

Pesquisei no Bing o SiDiscute, como exemplo, e nada de página do SiDiscute estava lá, apenas a página do Feed, que já está quase descontinuado. Dessa forma, quem pesquisa o SiDiscute no Bing tem que buscar outra alternativa, como as imagens, que, inclusive, só tem uma lá.

Considerações:

A busca é umas das coisas mais importantes da Web, e é a razão do maior movimento dela. Tudo na internet passa pelas buscas, e é um grande agrado ter, em nossas mãos, dois grande buscadores como o Google e o Bing, os mais utilizados na rede.

O Google tem maior experiência no ramo, já que a razão de toda empresa está nas buscas, e sabe lidar com os resultados, um dos melhore da internet. O Bing, por sua vez, opta por outros princípios, apesar de ser bem parecido com o concorrente, sendo um buscador direto e com um grande potencial ao crescimento, apesar de ainda demora muito para chegar aos pés da Gigante das Buscas.

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.