Assuntos: Você é a favor ou contra a pena de morte?

Esse assunto de justiça é polêmico. Você é a favor ou contra?

Uma das justiças mais “democráticas” do mundo é a justiça brasileira. A constituição feita em 1988 vem sendo base para todo o debate judicial organizado em tribunais ou em fóruns de justiça. Hoje, devemos toda a nossa liberdade de expressão a Constituição da República Federativa do Brasil.

Em contrapartida, a nossa constituição também nos traz algumas coisas que nos distanciam de países como os Estados Unidos, como a pena máxima de 30 anos de prisão e várias outras proteções, incluindo até saidão de presidiários. Não que algo esteja certo ou outro errado, mas algumas coisas devem ter algum consenso, principalmente se tratando de sociedade civil e Estado.

Os países considerados de primeiro mundo são potências de tudo qualquer tipo: Social, econômica e militar. Para alcançar esse topo, há uma harmonia entre a sociedade e o Estado. O Brasil é um país meio harmonioso, mas não em questão de saúde social, ou seja, ainda há muita violência urbana no Brasil. Qual seria a razão de tudo isso? Ou melhor, qual seria a solução?

Os formadores de opinião se dividem em dois grupos: Os que defendem uma maior pena e os que defendem uma justiça mais rigorosa e confiável. Ano passado, para a alegria dos que querem uma maior pena, entrou no congresso um projeto de lei que visaria alterar a pena máxima brasileira de 30 para 50 anos, mas o projeto não foi pra frente.

A maior discussão em volta da justiça penal brasileira fica em conta, justamente, da pena de morte, dividindo o Brasil inteiro em a favor ou contra. Os países desenvolvidos tem rígidas condutas quanto a isso, mas principalmente os países de 3º mundo é que tem a pena de morte como algo comum. Mas não importa os outros países, e sim que essas decisões sejam tomadas com conduta e, principalmente, com o consenso da população brasileira, até porque todos tem que saber o que vai ocorrer.

Indo para o lado da justiça brasileira, ela realmente está uma porcaria. Hoje, gente que é condenada a 30 anos de prisão por assassinato, pode sair em 2 anos (essa situação é hipotética), ou seja, não temos uma justiça de confiança, uma justiça que faça um ser humano (que não devia ser chamado assim) viver sua pena inteira na cadeia, isso é uma pena.

Mas, nós não temos muito o que fazer sobre isso. O Brasil pode ser potência econômica, mas ainda tem muito o que melhorar em termo de sociedade, e espero que os nossos parlamentares (principalmente a presidenta), melhore esse país nesse requisito, porque é nele que todos querem mudar.

Não se preocupe, talvez o topo esteja muito próximo…

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.