Assuntos: Lei vs Ética

eticalei1

Ética acima de tudo? Em equilíbrio? É, a típica sociedade…

A legislação brasileira sempre se fez de acordo com a ética. A ética, por sua vez, sempre se fez com a falta de legislação. Esse assunto é muito comum em esportes ou em outras atividades coletivas, onde a legalidade no jogo, às vezes, bate de frente com a ética social.

Eu estava assistindo esse vídeo que recebi por e-mail, e percebi o quanto a ética é importante acima da legislação. O que aconteceu foi que um cara, quando foi devolver a bola para o time adversário, acabou fazendo um gol, e, logo após, o time “goleador antiético” deixou o outro fazer o gol para igualar. Esse é o assunto de hoje, Ética vs Regra/Lei. Vamos pensar?

No exemplo o qual citei, há uma nítida visão sobre esse assunto. No caso, fazer gol na devolução da bola não é contra as regras do jogo de futebol, mas é contra a ética futebolística. O dia-a-dia é cheio dessas batidas de frente. Por exemplo, você pode pegar tudo o que vê em um supermercado ou em uma banca, mas é antiético. Você pode chegar no Congresso Nacional e quebrar tudo, mas é antiético (ok, exagerei nessa). Tudo isso nos prova o quanto devemos ser mais éticos do que seguir qualquer regra ou legislação.

eticalei2

Esportes coletivos são os melhores exemplos disso…

Aliás, a legislação sempre esteve abaixo da ética, e sempre deveria de estar. Afinal, o que seria de uma nação se a legislação seguisse totalmente a ética? Não poderíamos nos expressar, não poderíamos formar nossas idéias, não poderíamos fazer muita coisa. Mas, é claro, não fazemos. Ah, ética!

Então, formando um idéia bem estranha, nós percebemos o quanto a ética é importante na formação de um ser humano que vive em uma sociedade. Nós sempre devemos fazer uma balança, onde a ética e a lei deve estar em sintonia, no mesmo peso (peso é força, mas tudo bem). Caso não consigamos, poderemos ser taxados como chatos ou mal-educados.

Essa é a sociedade que vivemos, a sociedade que devemos viver…

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.