Assuntos: A terrível imagem que a gente passa

imagem1

Se fosse só essa imagem…

Durante algum tempo atrás, eu vi essa matéria no site Unidev, falando sobre uma possível restrição à jogos que, tecnicamente, ofende povos, grupos, nações, etc, etc, etc. Nem é preciso dizer que deu uma repercussão enorme, envolvendo censura e até educação.

No começo de 2008, o jogo Counter-Strike, da empresa Valve, foi proibido no Brasil porque “traficantes do morro carioca fazem de refém 3 representantes da ONU”, sendo que o jogo era muito mais do que isso. Sem nem estar informado, o autor da lei disse que isso era o jogo, sendo que esse era o mapa cs_rio, que não está no jogo original.

As duas situações as quais citei acima são apenas alguns exemplos sobre a falta de informação do governo brasileiro e sobre a violação de um dos artigos da constituição brasileira que diz que é proibida a prática de censura no Brasil. Bom, isso é só uma introdução do que eu realmente quero falar: A imagem que o Brasil leva para fora do país.

Todas as duas situações foram causadas pela imagem que o Brasil mostrou. A primeira foi por causa de uma fase do videojogo Call Of Duty: Modern Warfare 2, o qual mostrava uma favela do Rio de Janeiro em que você tinha que perseguir um traficante nas vielas cariocas. O jogo tinha frases do tipo “Esse gringo é melhor que os policia daqui”, ditas por “civis”. A segunda situação foi sobre um mapa do Counter-Strike, como disse anteriormente.

imagem2Qual é a imagem que o Brasil passa para fora? O próprio Brasil tem culpa disso: Filmes como Cidade de Deus, Tropa de Elite e Meu Nome não é Johnny, mostram um Brasil centrado nas drogas, no crime e, principalmente, nos tiroteios em favela. Apesar de imagens boas, como as do Carnaval, do Samba e das Festas de São João, a maioria das imagens são do que eu disse antes.

O difícil de tudo isso é aguentar políticos falando: “Ah, esses jogos que falam sobre as Favelas deveriam ser proibidos”, ou então “Jogos violentos não podem fazer parte da família”. Não que eu seja contra, mas é que eu sou contra mesmo. Um problema que vem da formação da sociedade, e eles querem botar a mão em cima e remediar tudo, sem pensar na prevenção…

Na boa, tanta coisa pra se preocupar e eles vêm com isso? Porque não pensam na Saúde do país, na Educação do país, nos Impostos do país! Em pensar que somos nós quem colocamos eles lá…

0 comentário(s):

Postar um comentário

>> Para comentar com uma Conta do Google, você deve estar com a conta já aberta, ou seja, você entra na sua conta e depois você pode comentar no SiDiscute.

>> Faça comentários que tenham a ver com o post e comente sem agredir verbalmente outro internauta. Não seja fanboy ou hater.